Lançamento do eBook “Virtual Vision - 20 anos capacitando e incluindo Pessoas com deficiência visual” marca Congresso L&PB 2018

No dia 27 de agosto, durante o Congresso Learning & Performance Brasil 2018, a MicroPower, com muito orgulho, lançou o eBook “Virtual Vision - 20 anos capacitando e incluindo pessoas com deficiência visual.”

O painel em comemoração aos 20 anos do Virtual Vision contou com a presença de diversas entidades, parceiros e pessoas que contribuíram, de alguma forma, com sua experiência e história na trajetória desses anos.

Foram apresentados , durante o lançamento, os detalhes de como o software leitor de telas surgiu, as demandas que motivaram sua criação, a influência que tem promovido na vida pessoal e profissional daqueles que têm se beneficiado da ferramenta, um resumo do histórico de alguns marcos que fizeram parte dessa história e a importância e o papel de todos que, de alguma forma, contribuíram para o seu desenvolvimento e para a disponibilidade de acesso democrático e igualitário à internet e às ferramentas do Windows. 

Você sabia?

Um dos marcos mais importantes da história dessa ferramenta, relatado no eBook, ocorreu em 1998, quando o Bradesco, um grande parceiro que ajudou a implantar a ferramenta em grande escala, recebeu a ilustre visita de Bill Gates, que conheceu e indicou o Bradesco Net Internet Banking para o prêmio “Smithsonian Computerworld Awards”, posicionando o projeto entre os cinco finalistas na premiação de 1998/1999.  

O livro conta a história do Programa de Capacitação e Empregabilidade que, ao longo dos últimos 20 anos, já capacitou e incluiu 25 mil pessoas com deficiência visual e ajudou a empregar mais de 2.000 pessoas. 

A iniciativa tem origem no Virtual Vision – o leitor de telas brasileiro lançado pela MicroPower em 1998 e capaz de ler o Windows, os programas do Office e o Internet Explorer. 

O livro relata as histórias de conquistas e transformação de vidas proporcionadas por um software que, mais do que tornar possível o uso de um computador, permitiu inserir pessoas no dia a dia da sociedade. 

Análise de Acessibilidade 

Os softwares usados como leitor de telas para pessoas com deficiência visual somente conseguem ler textos, daí existe também a necessidade de adequação textual de todas as mídias usadas num site.  

Um site acessível representa o cuidado com a responsabilidade social, que impacta diretamente a imagem de uma empresa. É uma grande oportunidade para as empresas atenderem a um público de milhões de pessoas, que podem acessar o seu conteúdo de forma democrática e que precisam de atenção para terem acesso igualitário. 

Outro paradigma que se quebra por meio desse trabalho e, principalmente, entre os programadores de sites é que para que um site seja visualmente acessível, não precisa ser feio, pois alguns recursos simples de programação podem tornar o site acessível sem perder a experiência visual de quem o acessa. Para tornar isso possível, é necessário reunir o programador, o deficiente visual e o validador técnico, para que surja um trabalho que atenda a todos.

A MicroPower realiza o serviço de “Análise de Acessibilidade Web”, que consiste na navegação com o software Virtual Vision habilitado para identificação de aderência aos requisitos de acessibilidade e apontamento das eventuais mudanças necessárias nos processos.
Ainda hoje, há escassez de empresas que façam esse trabalho de Análise de Acessibilidade e muitas organizações ainda não conhecem como é feito na prática.

A MicroPower conta com uma equipe altamente qualificada, incluindo colaboradores com deficiência visual, que conhecem as reais necessidades dos usuários para a realização desse serviço, treinamentos in company e projetos de capacitação e empregabilidade de pessoas com deficiência visual.

Lei Brasileira de Inclusão
Depois de mais de 12 anos de tramitação no Congresso Nacional, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI – Lei Nº 13.146/15) foi sancionada em julho de 2015 e entrou em vigor em janeiro de 2016. 

A lei tem promovido mudanças significativas em diversos campos (educação, saúde, mobilidade, trabalho, moradia e cultura) e o acesso à informação e à comunicação estão entre seus grandes progressos. Agora, todos os sites devem estar acessíveis.

Art. 63. É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente."

Download do eBook 

Para fazer o download do eBook “Virtual Vision - 20 anos capacitando e incluindo pessoas com deficiência visual”, acesse: https://i4lp.com/biblioteca/livros/

O conteúdo completo de todos os painéis do Congresso L&PB 2018 estarão disponíveis no Anuário 2018 em breve. Fique ligado em nossas publicações. 
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter