21 de setembro: Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

21-DE-SETEMBRO-DIA-NACIONAL-DA-LUTA-DAS-PESSOAS-COM-DEFICIENCIAUma data para reforçar a importância da reflexão e da busca por novos caminhos para a inclusão social

21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, data escolhida pelo movimento social Encontro Nacional, em 1982, pela proximidade com a primavera e o Dia da Árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. 

A data foi oficializada por meio da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005, e é lembrada pelo blog Virtual Vision por reforçar a importância da reflexão e da busca por acessibilidade e inclusão social de aproximadamente 45,6 milhões pessoas com deficiência – 23,9% da população, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2008, o Brasil ratificou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o Protocolo Facultativo, e o documento obteve aqui equivalência de emenda constitucional. Da convenção, surgiu a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que trata os objetivos de forma mais concreta.

Fonte: www.brasil.gov.br
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter