Cursos gratuitos de capacitação para jovens e pessoas com deficiência

Pesquisa IOS indica que cursos elevam em média 41% a renda da família dos participantes

Conhecido por oferecer cursos de capacitação profissional gratuitamente para jovens e pessoas com deficiência, o Instituto da Oportunidade Social (IOS) agora conta com novo site para que os interessados possam fazer suas inscrições online.

Em São Paulo, o IOS ainda disponibiliza o curso em formato semipresencial para a formação de Administração de Materiais e Gestão Financeira, com aulas aos sábados e complementação pela internet. "É uma forma de oferecer oportunidade também para quem não tem tanta disponibilidade durante a semana. Assim, reforçamos o nosso compromisso de ampliar a inclusão no mercado de trabalho", explica Kelly Lopes, gestora do IOS. 

Segundo indicadores coletados pelo próprio IOS, após os cursos profissionalizantes, a renda da família dos participantes aumentou em média 41%, graças à conquista do primeiro emprego com apoio do instituto (os alunos contam com acompanhamento para inserção no mercado de trabalho).

Além do curso semipresencial, há também cursos presenciais: 

  • Gestão Administrativa em ERP – Capacitação profissionalizante, totalmente gratuita e direcionada para jovens estudantes com idade entre 14 e 24 anos e que estejam cursando ou que já concluíram o ensino médio. Pessoas com deficiência física, visual parcial ou auditiva a partir de 16 anos também podem participar.
  • Informática com certificação Microsoft  Jovens de 14 e 15 anos que ainda não estão totalmente familiarizados com a tecnologia podem fazer o curso na unidade IOS Santana, que funciona na Igreja Batista Betel, zona Norte de São Paulo.

Para quem já estudou esses módulos, são indicados os cursos avançados em ADVPL e Configuração e Implementação de Software (no Núcleo IOS) e Gestão de RH (este último disponível apenas na unidade Diadema).

No total, são mais de 1.000 vagas distribuídas nas unidades IOS de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. As modalidades e formatos dos cursos estão condicionados à disponibilidade de cada unidade.

As inscrições ficam abertas até 25 de fevereiro e podem ser realizadas pelo link. Para efetivar a inscrição é necessário enviar cópia digitalizada dos seguintes documentos:

  • RG, CPF e CPF dos pais;
  • Comprovante de escolaridade;
  • Comprovante de residência (água, luz e telefone);
  • Comprovante de renda de todos os moradores da residência;
  • Em caso de pessoas com deficiência, enviar laudo médico para comprovação.

Caso o interessado não tenha como digitalizar os documentos, basta comparecer a uma unidade do instituto para fazer sua inscrição monitorada pela equipe educacional do IOS. 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter